• Início

  • Quem Somos

  • Ministérios

  • Grupos Familiares

  • Mensagens

  • Galeria

  • Mais

    ENCONTRE-NOS
    Igreja Presbiteriana do Lago Norte IPLN

    Dez anos se passaram

    8 Nov 2015

    |

    Pastor Carlinhos Veiga

    Tudo começou de maneira muito simples. No dia de 14 de março de 2001, algumas pessoas se reuniram na residência do casal Élio e Sônia Lopes, na SHIN QL 8 do Lago Norte, sob a liderança do Pr. Carlinhos Veiga, para o início de um Grupo Familiar: comunhão, estudo da Palavra e oração. Vinha como uma resposta às inquietações do Conselho da Igreja Presbiteriana de Brasília, que buscava formas de continuar expandindo o seu trabalho. Apesar de ser uma iniciativa tímida, este grupo desbravador sabia para onde estava indo e onde queria chegar. Nesta região da cidade não havia nenhuma congregação da IPB e as demais igrejas existentes na época eram pequenas. 

     

    A primeira reunião contou com a participação de 30 pessoas, boa parte formada por membros da IP de Brasília. Porém, com o tempo o grupo foi se dispersando. Mas, mesmo assim o trabalho seguiu adiante, pequeno, porém atraindo outras pessoas que se agregaram ao trabalho.

     

    Dois anos depois mais um passo foi dado: foi organizada a escola dominical. O Senhor abriu as portas e foi feito um acordo com a AMIDE – Associação Missionária para Difusão do Evangelho, para a utilização de suas instalações na SHIN CA11, no Lago Norte. Na manhã do dia 7 de setembro de 2003, 84 pessoas se reuniram na primeira escola dominical desse novo ponto de pregação da Igreja Presbiteriana de Brasília. Paralelamente as reuniões continuavam sendo realizadas nas residências dos irmãos Osvaldo e Janete Morais, Hosseim e Silvana Karnib, Valcirema e Elias Silva, Nadja e João Barbosa, Maria Aparecida Prado, Valter e Graça Campos, Flacílio Lima e Telma Monteiro, Geraldo e Ézer, entre outros. 

     

    Nesse mesmo período foi iniciado um trabalho evangelístico e social no Varjão, através do Projeto Saúde Integral, numa parceria entre a IP de Brasília e a Universidade de Brasília, coordenado pela Dra. Lenora Gandolfi e com o apoio ativo do irmão Flacilio Lima, recém chegado na comunidade. 

     

    O trabalho avançou e no dia 4 de abril de 2004 o Conselho da IP de Brasília decidiu pela organização da Congregação Presbiteriana do Lago Norte, num culto especial cujo pregador foi o Rev. Adail Sandoval, pastor da igreja-mãe. Na ocasião foi servida a Santa Ceia aos membros presentes, ministrada pelos Prs Carlinhos Veiga e Carlos Cruz. A comissão do Conselho se fez representar neste culto, designando uma Mesa Administrativa para colaborar no gerenciamento das demandas do novo trabalho, formada pelos irmãos: Hossein Karnib, Maria Aparecida Prado, Sílvio Bizzo, Osvaldo Morais, Valcirema Silva e o Pr Carlinhos Veiga.

     

    Em 26 de setembro de 2004 foram recebidos por batismo e profissão de fé os primeiros frutos desse novo trabalho: Nadja Barbosa, Pedro Nicola e Telma Monteiro. Juntamente com esses irmãos foram recebidos por transferência sete novos membros: cinco comungantes e dois não comungantes.

     

    Ainda em 2004, as mulheres da congregação, sob a liderança das irmãs Joiri Teixeira e Janete Morais, organizaram o primeiro Bazar Beneficente, no dia 20 de novembro, realizado na casa dos irmãos Osvaldo e Janete Morais.

     

    No dia 4 de abril de 2005, a Congregação realizou seu primeiro culto evangelístico com a participação musical do Coro da Igreja Batista de Hickory Grove, Charlotte, EUA, e a pregação do Pr. Airton Pupo, pastor desta mesma igreja. A programação foi realizada nas dependências da Igreja Presbiteriana Unida de Brasília, no Lago Norte, e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas.

     

    Com a chegada de novos participantes e a necessidade de adaptações estruturais no prédio da AMIDE para o funcionamento de seu Seminário Teológico, a Congregação precisou arrumar um novo local que oferecesse um espaço mais amplo para o trabalho que gradativamente crescia. Assim, foi feito um acordo com a Igreja Presbiteriana Unida de Brasília e no dia 17 de abril de 2005 realizou-se o primeiro culto público da Congregação no templo da igreja, à SHIN EQL 7/9, Lago Norte. Em virtude da IPU se reunir dominicalmente pelas manhãs, a Congregação estabeleceu os horários de 17h30 para escola dominical e 19h para o culto público.

     

    Nessa altura o Sínodo de Brasília passou por uma reformulação e decidiu criar novos Presbitérios por regiões geográficas. Nessa nova concepção a IP de Brasília e sua Congregação no Lago Norte ficariam em Presbitérios diferentes. Antecipando a decisão do Sínodo, em Reunião Extraordinária do Presbitério de Brasília, realizada no dia 22 d

    e outubro de 2005, ficou decidida a organização da Igreja Presbiteriana do Lago Norte. Nos dias 5 e 6 de novembro de 2005 foi organizada, contando com um total de 33 membros comungantes e 12 não comungantes. A Assembléia foi presidida pelo Rev. Adail Sandoval, contando com a presença de membros do Presbitério de Brasília.

     

     

    Na ocasião foram eleitos o Conselho, formado pelos presbíteros Enos Mendonça, Flacílio Lima e Osvaldo Morais, e a Junta Diaconal, formada pelos diáconos Hossein Karnib, Leonardo Barbosa, Pedro Nicola e Silvio Bizzo. 

     

    Ainda em novembro de 2005, o Pr Carlinhos Veiga, foi eleito pela Assembléia pastor efetivo pelo período de cinco anos. O Pr Carlos Cruz foi convidado a trabalhar como auxiliar. Em janeiro de 2006 o Pr. Osvaldo Reis integrou a equipe pastoral, sendo designado para a Congregação do Varjão. No final do mesmo ano o Pr. Silvio Bizzo foi ordenado e igualmente passou a integrar o colegiado de pastores. 

     

    Em agosto de 2006, o Conselho da Igreja Presbiteriana Unida de Brasília comunicou que precisaria de suas instalações para as atividades da comunidade. Assim, mais uma vez a IPLN mudou o local da realização de seus cultos, transferindo-se para o CECAP, uma escola particular muito bem estruturada, situada na EQL 9/11 do Lago Norte. 

     

    Como o CECAP era muito requisitado pelo Governo Federal e Distrital para a realização de concursos públicos, a IPLN começou a enfrentar dificuldades com a constância na realização dos cultos. Apesar do relacionamento excelente com a direção da escola, a IPLN concluiu que precisava deixar o local. 

     

    Assim, o Conselho deu um passo de fé: alugou um prédio no CA do Lago Norte. Até então, todo equipamento e material ficava guardado na residência do pastor, local onde também eram realizados os aconselhamentos, reuniões semanais, reuniões do Conselho e treinamentos. Com o aluguel de um local próprio, tudo se concentraria ali. 

     

    Nos dias 4 e 5 de novembro de 2007 foram inauguradas as instalações da Igreja Presbiteriana do Lago Norte no CA 7 Quadra A-1, lojas 14 e 28, no mesmo dia em que se comemorava o segundo ano de sua organização. O pregador convidado foi o Rev. Valter Moura, então pastor-auxiliar, hoje pastor efetivo da IP Brasília. Foram cultos tomados de emoção. Os aluguéis nessa região da cidade de Brasília, são bastante caros e os gastos com as reformas do prédios foram bastante onerosos. No entanto, Deus havia suprido tudo e estava sendo inaugurado um prédio bonito, prático e muito bem localizado, para a glória de Deus.

     

    Desde então a IPLN experimentou uma nova fase. Várias pessoas chegaram: novos convertidos e famílias inteiras, algumas transferidas de outras cidades e que moram nos arredores da igreja.

     

    Atualmente temos passado por uma fase muito rica. Como é uma igreja formada por um grande número de jovens, muitos se casaram nos últimos anos. Consequentemente, muitos bebês nasceram. A IPLN explodiu rapidamente com uma nova geração que veio trazer alegria e renovação.

     

    Hoje esta igreja possui aproximadamente 140 membros comungantes. A escola dominical acontece às 10h e os cultos às 19h. Às terças temos estudos bíblicos; às quartas e quintas, oito Grupos Familiares em diferentes regiões da cidade; às sextas pela manhã, reunião de oração; e aos sábados, reuniões da Juventude.

     

    O trabalho social no Varjão, iniciado em 2003, tornou-se uma congregação. Várias famílias têm servido ao Senhor ali e revelado as marcas do poder do Evangelho, por meio de um testemunho vibrante. 

     

    Louvamos a Deus por esses dez anos de vida comunitária. E rogamos a Deus que Ele continue iluminando nossos caminhos e realizando a sua obra em nosso meio. Que esta Igreja seja sempre para a Sua honra, glória e louvor.

     

    Please reload

    Compartilhar
    TEXTOS RECENTES

    Estamos no Advento

    10 Dec 2019

    Pedras do Reino

    20 Nov 2019

    Com os pés na terra e a cabeça nos céus

    26 Mar 2019

    Please reload

    VÍDEOS RECENTES

    Dec 2019 (1)

    Nov 2019 (1)

    Mar 2019 (1)

    Feb 2019 (2)

    Jan 2019 (4)

    Feb 2018 (1)

    Dec 2017 (1)

    Sep 2017 (1)

    Apr 2017 (2)

    Feb 2017 (2)

    Jan 2017 (3)

    Dec 2016 (1)

    Nov 2016 (1)

    Oct 2016 (4)

    Sep 2016 (3)

    Aug 2016 (1)

    Jul 2016 (4)

    Jun 2016 (1)

    May 2016 (5)

    Apr 2016 (4)

    Mar 2016 (2)

    Dec 2015 (4)

    Nov 2015 (5)

    Oct 2015 (4)

    Sep 2015 (5)

    Aug 2015 (7)

    Jul 2015 (8)

    Jun 2015 (5)

    May 2015 (9)

    Apr 2015 (6)

    Mar 2015 (10)

    Feb 2015 (6)

    Jan 2015 (4)