top of page
  • Pr. Carlinhos Veiga

Chegou a Quaresma!

É chegada a Quaresma. Segundo o calendário litúrgico cristão, ela teve início na última quarta-feira. Quaresma vem do latim quadragesima dies (quadragésimo dia). É o nome dado ao período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina em Ramos, o último domingo antes da Páscoa.


É um tempo simbólico que tem seus paralelos com o jejum de Cristo no deserto, os dias do dilúvio, a estada de Moisés no Sinai, entre outros eventos de igual número de dias relatados no Antigo e Novo Testamento. Todos eles se apresentam como situações de oração, jejum e reflexão, simbolizando um momento de intimidade e conversão a Deus.


Inicialmente a igreja primitiva preparava a Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. No quarto século, porém, a igreja passou a preparação para 40 dias. Para a tradição da religiosidade popular, há distorções em seu sentido. É visto como um período ligado à abstenção de carne, bebida ou algum tipo de autoflagelo e penitência religiosa.


Boa parte dos evangélicos têm dificuldades com esse período por vinculá-lo a uma prática inerente ao catolicismo romano. Mas não é assim! A quaresma é prática também das igrejas reformadas. Algumas presbiterianas, especialmente as mais antigas, ainda consideram seriamente os quarenta dias. Veem como um importante momento para a vida espiritual, um tempo dedicado ao autoexame, arrependimento, jejum e oração.


Obviamente as penitências baseadas na religiosidade sem fundamento bíblico são descartadas e substituídas por sincera busca de Deus e profunda devoção. Precisamos de um período como esse para ajustar o rumo da nossa vida à luz da Palavra de Deus. A quaresma nos convida a imitarmos Jesus no seu caminho, aprendendo com ele a carregar a cruz perante uma sociedade individualista, hedonista, que nega a solidariedade, a compaixão, a piedade e o amor ao próximo.


É um tempo para redirecionarmos nossa vida, abrindo mão da busca frenética pelo sucesso e autorrealização a qualquer preço. É tempo de renúncia, humildade, devoção, perdão e conversão. Em dias de pandemia esse sentido é reforçado ainda mais ao vermos o sofrimento e a morte de tantos ao nosso redor.


Te convido a vivenciar uma quaresma diferente nesse ano. Os cultos da IPLN até a Páscoa serão voltados para temas com esse fim. Aproveite a Quaresma para uma análise profunda de sua vida pessoal e comunitária. Tire um tempo para orar, jejuar, buscar o avivamento de Deus para a sua vida, para a nossa igreja. Clame pela visitação de Deus aos sofridos que nos cercam. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos encontre.

10 visualizações
bottom of page